Ordem e Progresso. E Deus no comando. A guerra santa de Messias Bolsonaro
Torço fervorosamente para que os estudos que tenho feito sobre o bolsonarismo há algum tempo, que não são poucos, não tenham me dado material suficiente para acertar o que está acontecendo e o que vai acontecer a partir da confirmação da vitória da democracia ontem.
Está se dando pouca importância ao fato de Jair Bolsonaro ter ido dormir às 10 da noite de ontem e não ter dito uma palavra sobre a eleição até este momento. Ouvi um comentarista político dizer que isso agora não tem a menor importância e ainda fazer uma piada, dizendo que Bolsonaro só não pode deixar para reconhecer a derrota no dia de finados, porque isso não ia pegar bem pra ele.
A primeira voz da família veio do zeroum:
Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!
Isso foi postado por Flávio Bolsonaro há alguns minutos no Twiter. Dos três filhos políticos, Flávio sempre foi o menos incisivo no discurso golpista. Isso não quer dizer que ele não seja incisivo, apenas que Eduardo e sobretudo Carlos são muito mais. Por isso foi designado para dar o primeiro recado em nome da família. É preciso tentar uma interpretação do que a mensagem quer dizer para além do que está escrito. Palavras chave: resgatar e patriotismo. Vejam que ele não toca no nome de Lula e nem sequer fala diretamente na eleição. E usa o verbo no presente para dizer que o país está dando certo. Para o futuro, a única coisa que diz é que eles não vão desistir. Minha hipótese é que se trata de uma mensagem cifrada à militância, que está bloqueando as estradas, num movimento que está crescendo muito nas últimas horas: "Não vamos desistir do NOSSO Brasil!" - NOSSO -
Jair Bolsonaro está desesperado. A chance de ir para a cadeia em 2023 é real. Só que ele não vai sozinho. Tem muita "gente grande" implicada nisso. Por isso agora há uma guerra também contra o tempo. Bolsonaro ataca em frentes diferentes. Não falou nada ainda para testar a capacidade da militância. Caso se convença que há respaldo, e as estradas estão mostrando que talvez haja, a fala vem pesada. A maioria das pessoas com quem converso diz que as Forças Armadas não abraçarão uma aventura golpista. Há pouco um amigo disse, com toda a razão, que todos os golpes acontecidos na América Latina ao longo do tempo foram gestados no Pentágono. Não podemos esquecer, porém, que Bolsonaro tem relação com Donald Trump e não com Joe Biden e que os Estados Unidos vivem sob a ameaça de um golpe trumpista desde que foi proclamado o resultado da eleição de Biden. Por outro lado, Bolsonaro pode estar criando cortinas de fumaça, especialidade sua, para negociar algum tipo de anistia ou mesmo preparar uma fuga do país após o término do mandato.
Como eu disse no início, tenho me dedicado a estudar o bolsonarismo há algum tempo, o que me obriga a algumas tarefas extremamente desagradáveis, como ler Olavo de Carvalho e ver o material produzido pela Brasil Paralelo. Este filme, que aqui vai com um extra, é esclarecedor e pode dar pistas do que está acontecendo neste momento: https://www.youtube.com/watch?v=t7LNhf7AXQw. Sugiro que assistam, mas só se estiverem com o estômago e o fígado em perfeitas condições.
Para mim está cada vez mais claro que estamos na iminência de um grande golpe. Neste momento, 16h50, ouço que a Polícia Militar do Distrito Federal está isolando preventivamente a área da Esplanada dos Ministérios. Parece evidente que o movimento dos caminhoneiros está direcionado a criar um ambiente de caos, diante do qual a intervenção das Forças Armadas é a única solução para "restabelecer a ordem". E neste caso não tem Pentágono ou opinião pública internacional que segure.
Quero muitíssimo que meus amigos e minhas amigas me digam daqui há alguns dias que eu não entendo nada de conjuntura política e que não passo de um alarmista à beira da paranoia. Mas, só por cautela, não custa nada, sugiro que nos preparemos para enfrentar um golpe.
Imagem de destaque copiada de: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/270554-bolsonaro-convoca-militares-para-reuniao-com-embaixadores-sobre-urnas.html. Acesso em: 31 de out. 2022.
Comentários
Postar um comentário
Críticas, contrapontos, opiniões divergentes, debates etc. serão sempre bem-vindas. A pré-análise será feita apenas em face de questões éticas e legais.